Deliciosa torta de brócolis, muito fácil de fazer e saudável.

25/08/2018
Deliciosa torta de brócolis, muito fácil de fazer e saudável. O brócolis é uma planta verde comestível na família do repolho, cuja grande cabeça florida é comida como um vegetal.


Brócolis, também referido como brócolos, cujo nome botânico é Brassica oleracea, é um vegetal crucífero pertencente à família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3.000 mil espécies, entre elas a couve-flor, a couve-comum, o repolho, o rabanete, a mostarda e o agrião.

Os brócolis são consumidos de variadas maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados. Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde.  Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana.

 

Benefícios do brócolis incluem prevenção de inúmeras doenças

Câncer:
Brócolis é um maiores inimigos das células cancerígenas, e isso porque ele é fonte de antioxidantes poderosíssimos — luteína e sulforafano –, que atuam contra a ação de radicais livres no organismo.

Diversos estudos internacionais dão conta de que os radicais livres são moléculas que podem levar ao desenvolvimento de tumores no longo prazo, e diversas frutas, vegetais e grãos ricos em antioxidantes poderiam ajudar na prevenção da proliferação desenfreada das células.

O brócolis, especificamente, é um vegetal crucífero (mesma família do rabanete, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, nabo e outros), e seu consumo em especial pode ajudar a proteger o corpo de cânceres no estômago ou no intestino. E isso em razão da presença do sulforafano, que inibe uma enzima envolvida na progressão das células cancerígenas.

O ácido fólico, no qual o brócolis também é rico, também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon, estômago, pâncreas e cervical. Diversas pesquisas, porém, ainda não conseguiram descobrir se o uso de suplementos de ácido fólico pode trazer os mesmos benefícios. Por isso, na dúvida, coma brócolis.


Problemas ligados a toxinas no sangue:
Por ser muito rico em vitamina C, enxofre e alguns aminoácidos, o brócolis tem uma ação desintoxicante de fazer inveja a outros vegetais. Quando você o inclui em sua alimentação, você ajuda a eliminar os tais radicais livres e toxinas como o ácido úrico, purificando o sangue e livrando-se de complicações de saúde.

Para se ter uma ideia, a presença de toxinas na corrente sanguínea pode causar problemas de pele como furúnculos, erupções cutâneas, dermatites, edemas e coceiras diversas, problemas nas articulações, como artrite, gota e reumatismo, e até cálculo renal.


Doenças cardíacas:
Comer brócolis também ajuda a proteger a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim e regulando a pressão sanguínea, que não deixa sobrecarregar o nosso sistema cardiovascular.

Isso graças às suas taxas consideráveis de ômega 3, fibras e betacaroteno, que permitem ao coração funcionar corretamente. E mais: o potássio é um vasodilator, que aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a oxigenação de diversas partes do corpo.


Vamos a receita, quer aprender?

Ingredientes:
1 brócolis médio
3 batatas-inglesas médias
3 ovos
100g de queijo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Corte o brócolis em pequenos “cubos”.
Feito isso, corte também as batatas em fatias.
Numa panela, coloque o brócolis e as batatas para cozinhar, por 30 minutos.
Depois, bata os ovos e reserve.
Numa travessa: coloque o queijo, os brócolis e as batatas.
Salpique o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
Por fim, despeje um pouco de queijo por cima.
Leve ao forno por 25 a 30 minutos para gratinar ou até a torta dourar.

Bom apetite!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..